Financiamento de campanhas : problemas do modelo atual e opções legislativas para enfrentá-los
Author Backes, Ana Luiza; Vogel, Luiz Henrique
Publisher Brasília : Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-ispartofseries Nota técnica
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-medium 24 p.
Abstract Analisa o financiamento das campanhas, mostrando que os gastos eleitorais, de origem privada, têm crescido num ritmo exponencial. Em 2002, os gastos declarados à Justiça Eleitoral por partidos e candidatos nas campanhas para deputado federal alcançaram R$ 189,6 milhões; em 2010, esse valor chegou ao montante de R$ 908,2 milhões, um crescimento de 479% em oito anos. Na mesma direção, as campanhas presidenciais, que custaram R$ 94 milhões, em 2002, alcançaram a cifra de R$ 590 milhões em 2010, um crescimento de 627% em oito anos.
Subject Campanha eleitoral, financiamento, Brasil
Description Consultoria Legislativa - Área XIX: Ciência Política, Sociologia Política, História, Relações Internacionais
Date 2014
URI http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/16999

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
financiamento_campanhas_backes_voguel.pdf 530.5Kb Adobe/PDF Thumbnail
financiamento_campanhas_backes_voguel_qrcode.png 3.892Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)