Grupos de pressão e minorias: interesse comum como conceito-regulador do dilema da democracia-liberal : o caso da política de cotas
Author Oliveira, Eliane Eyre de
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor Barros, Antônio Teixeira de
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-medium [64] f.
Abstract A partir do entendimento do interesse comum como um conceito-regulador, o trabalho discute a tensão presente no sistema democrático-liberal no ponto em que o individualismo liberal e a igualdade democrática se fazem mais presentes. Isto é, no momento em que a vontade comum se dissocia da vontade particular ao mesmo tempo em que ambas se advogam o direito de serem atendidas. O estudo tem como ponto de partida a herança liberal e sua fusão com a democracia. É feita uma classificação das políticas de interesse dos grupos de pressão para avaliar o particularismo nelas presente. Comenta a ação afirmativa da política de cotas para exemplificar e ilustrar a discussão precedente.
Subject Grupo de pressão, Brasil
Ação afirmativa
Minoria, Brasil
Negros, Brasil
Igualdade de oportunidades, Brasil
Prática política, Brasil
Políticas públicas, Brasil
Description Monografia (especialização) -- Curso em Instituições e Processos Políticos do Legislativo, Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2007.
Date 2007
URI http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/5928

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
grupos_pressao_oliveria.pdf 598.9Kb Adobe/PDF Thumbnail
grupos_pressao_oliveria_qrcode.png 1.75Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)