Terceirização de serviços de TI : aspectos de segurança
Author Costa, Regivaldo Gomes
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor Almeida, Henrique Andrade de
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-medium 24 p. : il., color.
Abstract O processo de terceirização de serviços no Brasil já vem de longa data. Na área da Tecnologia da Informação (TI), a década de 1990 foi a grande propulsora, principalmente no segmento da Administração Pública. Atualmente, a terceirização dos serviços de TI, para alguns segmentos operacionais, já ocupa em 100% os postos de trabalho. O problema, como um todo, decorre de que áreas sensíveis da TI, tais como a administração e controle de banco de dados, mecanismos de controle de acesso, entre outros, têm sido objeto de terceirização. Essa ação pode trazer sérios riscos ao negócio da instituição no que tange à garantia dos pilares da Segurança da Informação, isto é, confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Este artigo tem como propósito apresentar algumas referências relativas à Segurança da Informação visando à mitigação de riscos associados a processos de terceirização em áreas sensíveis da TI, tendo como foco dar visibilidade, ao gestor público, dos riscos envolvidos para o negócio. Um conjunto de boas práticas com base em normas, padrões e controle, é apresentado como forma de mitigação.
Subject Segurança da informação, legislação, Brasil
Terceirização, legislação, Brasil
Tecnologia da informação, Brasil
Prestação de serviços, contratação, Brasil
Segurança de dados, Brasil
Description Trabalho de conclusão de curso -- Artigo (especialização) -- Curso de Governança em Tecnologia da Informação, Universidade Católica de Brasília (UCB); Fundação Universa, 2010.
Date 2010
URI http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/9568

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